Galeria virtual

A exposição usa técnicas de impressão do século XIX para refletir sobre ser indígena nas cidades atuais. As fotos de Dani Sandrini, feitas em 2019, mostram aldeias e áreas urbanas. “Terra Terreno Território” inclui imagens impressas com pigmento de jenipapo e em folhas de plantas, utilizando processos artesanais que dependem da luz solar.

Visite Tour Virtual 360°

Temporada: 26 de abril a 29 de setembro de 2024

Visite Tour Virtual 360°

Temporada: 24 de maio a 15 de outubro de 2023

ABERTURA EM RIBEIRÃO PRETO

SOBRE

A exposição combina técnicas artesanais de impressão do século XIX, utilizando pigmento de jenipapo em papéis e folhas de plantas, com a ação da luz solar para criar as imagens. Capturadas por Dani Sandrini em 2019, as fotos retratam a experiência indígena nas aldeias e no contexto urbano. O processo é intencionalmente impermanente, com as imagens sofrendo alterações ao longo do tempo e da exposição à luz, o que provoca uma reflexão sobre o papel da fotografia como memória e documento. Ao abordar a impermanência, a obra questiona a ideia da fotografia como algo fixo e imutável, propondo uma abordagem mais subjetiva e sensível à representação documental.

DANI SANDRINI

Fotógrafa e artista visual vivendo em São Paulo, Dani Sandrini desenvolve projetos fotográficos documentais desde 2014, apesar de ser fotógrafa comercial desde 1998. A depender do projeto e suas singularidades, sua fotografia é colocada nas telas ou papéis, mas também pode conter outros elementos que adicionam significados à imagem final, bem como camadas extras de subjetividade. Há alguns anos ela estuda o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica e a ação do tempo sobre a mesma.  Dani tem experiência em processos fotográficos alternativos e desenvolve projetos utilizando impressão por transferência, fotografia estenopeica, cianotipia, antotipia e fitotipia.